Ações da cooperação humanitária brasileira

Esta seção traz informações sobre o formato das ações da cooperação humanitária brasileira.

 

O histórico de ações da Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária e Combate à Fome (CGFOME) se divide, essencialmente, em dois tipos: financeiras e doações de itens de primeira necessidade. As financeiras advêm do orçamento do Ministério das Relações Exteriores, a partir de 2007, e são caracterizadas pela transferência de recursos, notadamente por meio de Organismos Internacionais, tais como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), entre outros, para financiamento voluntário de projetos internacionais de cooperação humanitária determinados pelo Governo brasileiro. 

Já as doações de itens de primeira necessidade representam doações principalmente de alimentos e medicamentos, viabilizadas, notadamente a partir de 2007, por meio de importantes parcerias, principalmente com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério da Integração, entre outros. Para o transporte de alimentos, ressalta-se a importância dos parceiros internacionais para doações por intermédio do Programa Mundial de Alimentos (PMA), conforme determinação da Lei 12.429/2011

Maiores informações ou esclarecimentos podem ser obtidos a partir de contato por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..