O Brasil na Cúpula Humanitária Mundial

Realizou-se em Istambul, nos dias 23 e 24 de maio corrente, a Cúpula Humanitária Mundial, a primeira iniciativa do gênero, convocada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. A Cúpula buscou examinar formas de aperfeiçoar as respostas da comunidade internacional para fazer frente aos desafios de um crescente número de crises humanitárias da história recente, responsável por número recorde de vítimas civis e refugiados em diversos países e regiões.

Leia mais...

A importância da cooperação humanitária brasileira para os refugiados saarauís

De 3 a 5 de maio, representante da Embaixada brasileira na Argélia visitou os campos de refugiados saarauís, atendendo a convite das agências das Nações Unidas sediadas em Argel que realizam ações de cooperação humanitária a estas populações. Tendo observado a deterioração da situação alimentar nos campos, a doação de alimentos brasileiros, realizada no passado mês de dezembro, torna-se ainda mais significativa e demonstra a importância da cooperação humanitária internacional.

Leia mais...

Doação brasileira apoiará o tratamento de pacientes com hepatite C no Uruguai

No último mês de abril, o Embaixador brasileiro no Uruguai, Hadil Da Rocha-Vianna, foi recebido por Jorge Basso, Ministro da Saúde Pública do Uruguai, para a oficialização da doação brasileira de medicamentos anti-hepatite C para o Uruguai. O ministro Basso agradeceu imensamente a contribuição do país vizinho, considerando o alto custo dos medicamentos (estimado em cerca de US$ 80.000), que permitirá o tratamento de pacientes transplantados.

Leia mais...

Governo brasileiro apoia esforços humanitários no Equador

Depois de aproximadamente 5 horas de viagem, a aeronave C-105 da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu de Manaus, pousou no aeroporto em Quito no último sábado 23/4, com doações enviadas pelo Governo brasileiro. Os donativos totalizaram carga de 1,5 toneladas, composta por medicamentos, materiais hospitalares e vacinas.

Leia mais...

Terremoto no Equador: como apoiar

No último sábado, 16 de abril, o Governo brasileiro tomou conhecimento do terremoto que assolou o norte do Equador. O Governo equatoriano declarou estado de emergência e, a pedido, agências da Organização das Nações Unidas (ONU) começaram a mobilizar ajuda para atender as vítimas do terremoto.

Leia mais...

Brasil responde à crise alimentar no Malaui

O Governo brasileiro, em caráter de cooperação humanitária, realizou doação de 407 toneladas de feijão para o Malaui, por intermédio do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), para assistência dos malauianos em situação de insegurança alimentar e nutricional devido às secas de outubro de 2015 a março deste ano. Trata-se da primeira contribuição brasileira em reposta emergencial ao Malaui, desde a última operação realizada pela Embaixada do Brasil em Lilongue, há dois anos.

Leia mais...