Rede global de Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

A Rede global de Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Global Network of Institutes of Learning, Research and Extension in Food and Nutritional Sovereignty and Security) tem como finalidade fomentar a cooperação intercontinental no âmbito da segurança alimentar e nutricional, visando integrar a investigação científica com as políticas públicas em SAN das diferentes Regiões e Continentes. Objetiva, da mesma forma, o compartilhamento e disseminação do conhecimento científico, técnico e tecnológico em segurança alimentar e nutricional com as políticas públicas intersetoriais e participativas dos diversos países e Regiões.

A Rede busca a criação de uma plataforma que interligue e fortaleça as redes já existentes nos diversos continentes, propiciando valioso intercâmbio de conhecimento e experiências. Pesquisadores de instituições de pesquisa, ensino e extensão em nutrição, soberania e segurança alimentar e nutricional passarão a dispor de canal adicional, destinado à promoção da integração e da troca de experiências da comunidade acadêmica e dos formuladores de políticas públicas no âmbito da soberania, segurança alimentar e nutricional.

No contexto da criação da Rede global, o encontro de articulação de atores se realizou nos dias 12 e 13 de abril de 2016 na cidade de Manaus, a fim de: 

  • Fomentar e facilitar a troca de experiências, o diálogo e debates em pesquisa e estudos na área de nutrição, soberania e segurança alimentar e nutricional;
  • Estimular a criação e/ou fortalecimento de Redes Nacionais e Regionais por meio da sensibilização de pontos focais de biomas/territórios sobre a importância da perspectiva de trabalhos em redes;
  • Consolidar agenda temática e organizacional de criação da Rede Global, em colaboração com diversos atores, inclusive sociedade civil, organizações internacionais e agentes de políticas públicas.

Consulte aqui os Termos de Referência bem como a notícia sobre o evento realizado no mês de abril. Após os diálogos, o documento Carta de Manaus foi elaborado com o objetivo de firmar o compromisso (versão em português e versão em inglês) assim como traçar as diretrizes que servirão como base para direcionar políticas públicas em segurança alimentar, oficializando assim a criação da Rede Global de Institutos de Pesquisa, Ensino e Extensão em Segurança Alimentar.

Para tal, foi criada uma comunidade online chamada "NutriSSAN: N4G Global Network / Rede Global de Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição e SSAN” na plataforma socialprotection.org. A comunidade foi desenhada para ser um espaço inicial de interação entre todos e divulgação de informações, referências, documentos e eventos tocantes à agenda temática da Rede (Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional). Esta é uma comunidade destinada à participação inclusiva e em prol da diversidade, portanto aberta a qualquer pessoa que queira se inscrever. Veja aqui o passo-a-passo para entrada na comunidade NutriSSAN (composta por dois momentos: primeiro, a inscrição na plataforma online; e depois a inscrição na comunidade online).

Share