Terremoto no Equador: como apoiar

No último sábado, 16 de abril, o Governo brasileiro tomou conhecimento do terremoto que assolou o norte do Equador. O Governo equatoriano declarou estado de emergência e, a pedido, agências da Organização das Nações Unidas (ONU) começaram a mobilizar ajuda para atender as vítimas do terremoto.

Segundo a ONU, o tremor, que atingiu a magnitude de 7.8 na escala Richter, deixou, até o momento, mais de 230 mortos e 2.500 pessoas feridas. As regiões mais afetadas foram: Bahía de Caraquez, Chone, Esmeraldas, Guayaquil Muisne, Manta, Portoviejo e Pedernales.

No domingo, 17 de abril, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entregou 20 mil comprimidos de purificação de água para Pedernale; enquanto a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) transportou itens de emergência que incluem tendas, colchonetes, utensílios de cozinha e mosquiteiros.

 O coordenador humanitário das Nações Unidas, Stephen O´Brien, declarou que “As Nações Unidas e nossos parceiros humanitários estão prontos para apoiar a população e as autoridades com qualquer expertise e ajuda que precisarem”.

O apoio também está sendo oferecido ao Japão após o terremoto que atingiu a província de Kumamoto, na quinta-feira (14) e no sábado (16). Os tremores chegaram a atingir 7.1 na escala Richter, matando mais de 40 pessoas e deslocando, aproximadamente, 110.000 de suas casas.

Recomenda-se às pessoas ou organizações que desejarem efetuar doações financeiras ou outros tipos de apoio às vítimas no Equador, a procurar as agências das Nações Unidas que já estão desenvolvendo mobilizações para estes casos, principalmente:

Unicef: De acordo com o UNICEF, será necessário US$ 1 milhão para atender às necessidades imediatas das crianças afetadas pelo terremoto no Equador. As prioridades incluem prevenir a propagação de doenças; proteger as crianças que podem ter se separado das suas famílias; e oferecer às crianças afetadas apoio psicossocial e oportunidades de aprendizagem temporária.

Para mais informações:

Andrea Apolo
UNICEF Equador

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Telefone: + 593 99 487 534

Marisol Quintero
Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +507 65692718

No Brasil: O UNICEF no Brasil está arrecadando doações para as vítimas do terremoto no Equador. As contribuições podem ser feitas diretamente através da Internet, pelo site de doações do UNICEF:  http://bit.ly/AjudeEquador

PNUD: O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento abriu linha especial de doações para coletar fundos internacionais para as vítimas no Equador. “Além de apoio imediato às vítimas, estamos trabalhando com o Governo para ajudar as comunidades afetadas, para que possam retomar suas vidas o mais rapidamente possível.", disse a Subsecretária Geral das Nações Unidas e Diretora Geral do PNUD para América Latina e Caribe, Jessica Faieta. 

Qualquer pessoa ou país pode apoiar por meio de doações para:

Bank of America - USA

Endereço: Pennsylvania Ave & 15th St NW, Washington DC

Conta #: 3751560139

Nome da conta: UNDP REPRESENTANTIVE IN ECUADOR DOLLAR ACCOUNT

Código Swift: BOFAUS3N

Número ABA: 111000012

Para mais informações:

Equador: Jose Martino, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

New York: Carolina Azevedo, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Governo equatoriano disponibilizou, em seu site oficial, dados de contas e informações sobre doações e necessidades das regiões afetadas: http://www.inclusion.gob.ec/campana-solidaria-de-recoleccion.

A Embaixada do Equador no Brasil disponibilizou, ainda, dados de conta corrente no Brasil por meio da qual podem ser realizados depósitos em favor das vítimas que estão sendo atendidas pelo Governo equatoriano:

Banco do Brasil

Vítimas Terremoto Equador

Agência nº 1606-3

Conta Corrente nº 85.906-0

CNPJ: 04.370952/0001-58

Share