Expansão do Programa PAA África será discutida em Roma

“Fortalecendo Sistemas Alimentares Locais para o Crescimento Inclusivo: a expansão do Programa “Purchase from Africans for Africa” (PAA África) é o tema do Seminário Internacional que será realizado na próxima semana, em Roma, na sede da FAO e do PMA.

Entre os dias 2 e 4 de Maio, Roma irá receber o Seminário Internacional “Fortalecendo Sistemas Alimentares Locais para o Crescimento Inclusivo: a expansão do Programa “Purchase from Africans for Africa” (PAA África), promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA), com o apoio dos Governos do Brasil e do Reino Unido.

Após quatro anos de implementação do Programa, o evento visa proporcionar uma oportunidade para o diálogo político e técnico sobre os resultados das atividades de monitoramento do PAA África, assim como o debate sobre a expansão do Programa tendo em conta os planos nacionais de cada país em relação à agricultura familiar e às compras locais de alimentos para alimentação escolar, assim como outras medidas nacionais de proteção social .

A iniciativa deverá reunir cerca de 150 participantes, incluindo representantes do Governo de 7 países africanos (Moçambique, Malawi, Níger, Etiópia, Senegal, Quênia e Gâmbia) onde o Programa é implementado, sociedade civil, Academia, organismos internacionais, FAO, PMA, entre outros parceiros relevantes da comunidade internacional. Participarção ainda representantes dos Governos do Brasil, Reino Unido, Alemanha, Canadá, EUA, Portugal, Espanha, Guiné Equatorial, Haiti, entre outros.

O primeiro dia (02 de maio) será um workshop interno, no qual serão apresentados os resultados de monitoramento do PAA África, assim como debatidas as estretégias de expansão do Programa em cada páis, tendo em conta as lições aprendidas com o processo de monitoramento.

No segundo e terceiro dias (3 e 4 de maio) acontecerá o Seminário Internacional, onde será debatido o caminho futuro do PAA África através do diálogo com potenciais novos financiadores, que podem ter interesse em contribuir para a expansão das atividades do Programa nos países em causa.

O Seminário visa ainda sensibilizar os parceiros presentes, incluindo os Governos e Organismos Internacionais que trabalham na área do Desenvolvimento, sobre a importância de tornar a a Alimentação Escolar, atrtavés das compras locais de alimentos, uma estratégia continental na África.

O Programa PAA África é uma iniciativa conjunta da FAO, PMA, Brasil, Reino Unido e Governos de cinco países africanos que está em curso desde 2012 apoiando agricultores familiares e a compra local para o fornecimento de alimentos saudáveis e frescos para iniciativas de alimentação escolar.

O Seminário Internacional (3 e 4 de maio) será transmitido on-line e poderá ser assistido por qualquer pessoa em: http://www.fao.org/webcast/en.

Share